segunda-feira, 17 de abril de 2023

A permanência no relacionamento abusivo

 


A PERMANÊNCIA NUMA RELAÇÃO ABUSIVA

O relacionamento não se torna abusivo do dia para noite, vai se transformando gradativamente e a vítima se perde por não ter essa percepção.

Essa permanência numa relação abusiva é percebida através de alguns elementos, que são:

·         Negação: a pessoa não admite, se defende quando alguém tenta alertá-la, porque nega que esteja numa relação abusiva.

·         Julgamento dos outros: se preocupa com opinião dos outros, com o que vão pensar se descobrirem que está numa relação abusiva, assim se fecha, se cala, guarda como um segredo e é nesse momento em que ocorrem os maiores abusos.

·         Destruição velada: ocorre um aprendizado de destruição, uma submissão aprendida no decorrer da vida, pois as mulheres são ensinadas a serem mais tolerantes e até mesmo passivas.

·         Ilusão de mudar o outro: acredita que vai conseguir de alguma maneira mudar o outro, consertar as atitudes que a ferem e passa cada vez mais tolerar tudo, com essa ilusão, porque não temos o poder de mudar o outro.

·         Merecimento: a pessoa se culpa e acha que merece passar por isso, merece esse sofrimento por não enxergar valor em si mesmo.

·         Rejeição: foi aprendendo a ser rejeitada, pois geralmente teve padrão familiar abusivo, tendo essa sensação de desamparo aprendido.

·         Ser cuidadora: ter sido educador para ser cuidadora e mantenedora da família, e se o relacionamento não vai bem, a culpa do fracasso é totalmente dela.

·         Perda de recursos: muitos ficam nessa relação, por não terem recursos financeiros, não tem para onde ir e se sente refém até emocionalmente dessa relação e condições.

·         Esperança irracional: acredita na mudança do parceiro.

·         Medo paralisador: um medo constante, que paralisa e deixa sem ação.

Esses elementos dificultam a percepção de que não mudará ninguém e que precisa sair disso, por isso, a psicoterapia é fundamental para que seja trabalhado todos esses elementos.

Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!

Paula Freitas

Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual

WhatsApp – 11 98313 2371

WhatsApp: http://wa.me/5511983132371

paulafreitaspsicologa@gmail.com

@paulafreitaspsicologa

@relacionamentoabusivopsi

#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoterapeutadecasal #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #narcisista #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário