quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Perguntas para psicóloga sobre SOGRA

 

SOGRA

 

1.       Minha sogra toma conta do meu casamento, moramos com ela durante 5 anos e agora resolvemos sair da casa dela. Mesmo assim ela consegue fazer o pensamento dele.

              Acho ótimo vocês conseguirem sair da casa da sua sogra e terem o cantinho de vocês.

               Mas se mesmo assim, ela ainda o influencia, você precisa conversar abertamente com ele.

              Procure um momento tranquilo, nunca no meio de uma discussão, exponha suas angústias e se posicione.

              Mas não alimente sentimentos de rivalidade com a sua sogra, porque isso só vai gerar mais conflito.

 

2.       Minha nora não cuida do meu neto. Isso me incomoda, mas meu filho não diz nada.

               Eu sei que toda mãe quer o melhor para seus filhos e netos.

              Tente falar com eles de maneira tranquila, sem impor sua opinião, porque afinal por mais que doa agora eles são uma nova família.

 

3.       Meu genro mora na minha casa, mas não ajuda nas despesas e minha filha não fala nada. Eu posso interferir uma vez que a casa é minha?

              É uma situação delicada, afinal eles moram com você.

              Mas acredito ser melhor você conversar com a sua filha, expor suas dificuldades para que o casal entre num acordo e mude essa situação.

              E assim você não interferirá diretamente na relação deles.

 

4.       Mesmo depois de casado, meus sogros tratam meu esposo como se fosse um garoto de 5 anos de idade. Em partes, eu concordo com o cuidado, mas tem horas que é muito exagerado. Como agir?

              É normal os pais defenderem sua prole, mas cuidado para não entrar no joguinho de competição com o sogro e sogra.

              Dê mais atenção a eles e menos intimidade.

              É importante ressaltar que a intimidade do casal deve ser preservada.

 

5.       A mãe do meu esposo separou do marido e hoje, age como uma adolescente sem juízo. Não temos muita convivência, mas sei que meu esposo gostaria que eu falasse com ela, mas não sei como.

              Sugiro que você converse com seu parceiro e já que a situação o incomoda, que ele mesmo converse com ela, para que você não entre em conflito com a sogra.

              O que você pode fazer é: escutá-la quando ela vir te procurar, respeitá-la, demonstrar afeto para que ela te olhe com bons olhos.

 

6.       Me desentendo com meus pais, devido eles me tratarem como se eu estivesse em uma bolha de vidro. Já meu esposo como não teve esse problema, sempre me chama a atenção dizendo que devo ter paciência. Mas a questão é que já somos casados e temos uma vida só nossa para construir. Como agir?

              Por mais que os pais sempre queiram ajudar, muitas vezes eles podem até prejudicar ou colocando mais fogo na situação, incendiando ou apagando demais o fogo que deveria ser encarado.

              O ideal é que o casal resolva sua própria situação, porque o relacionamento passa por crise e isso faz parte, é sinal de que temos algo para melhorar, investir na nossa relação.

 

7.       Sou casada há dez anos e meu sogro faleceu. Com isso, minha sogra veio morar em casa e quer impor as regras e costumes na nossa casa. Como cortar isso sem ser mal-educada?

              É importante deixar claro que ela está vindo morar na casa de vocês e que terá que conviver com o ritmo da casa, mas não a confronte diretamente, faça do seu jeito.

              E nunca tente colocar seu marido contra a mãe, porque poderá ser muito desgastante.

 

8.       Meus sogros não gostam de mim e não fazem a mínima questão de esconder. Eles gostavam muito da ex-noiva do meu marido que terminou com ele para ficar com outro. Foram ao nosso casamento, mas falaram mal, criticaram tudo, o que faço? Eu evito falar deles na frente do meu esposo, pois sei que isso o chateia, ele não concorda com as atitudes dos pais, mas não toma partido de ninguém.

              Na verdade, a sua escolha foi do parceiro e não da família dele, mas temos que aprender a conviver com harmonia.

              É importante para o casal ter claro que a convivência com a família dos parceiros não pode ser uma obrigação, ou seja, ter aquela obrigatoriedade de ir todo domingo almoçar na casa da sogra.

              Faça visitas, convide-os para sua casa, faça agrados, lembrando de datas comemorativas, mas sem ter aquela obrigação.

 

9.       Depois que tive nenê, minha sogra vive na minha casa, mas quem dera fosse para me ajudar. Ela mexe em todos os armários. Isso me irrita muito. Meu esposo está trabalhando e estou de licença maternidade. Se ela me ajudasse com algo na casa, não acharia ruim. Mas desse jeito, não sei como falar com ela sem parecer grossa.

              Geralmente as avós ficam babando com os novos netinhos, então sugiro que você delegue tarefas para ela que envolva o bebê, assim ela ficará feliz e não entrará em conflito com você.

              Só quero deixar claro que a imagem da sogra é um estereótipo social, um preconceito da sociedade, mas eu tenho certeza, que tem muita sogra fácil de lidar. 

 

Vídeo do tema: Como lidar com a sogra?


https://www.youtube.com/watch?v=1486VMk0B_I&t=33s

 

Paula Espíndola

#sogra #relacionamentofamiliar #paulaespindolapsicologa #insightpsique #relacionamentospsicologia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário