terça-feira, 26 de março de 2024

O que são famílias disfuncionais?

 


O QUE É FAMÍLIA DISFUNCIONAL?

Família disfuncional é aquela onde as relações entre membros não são equilibradas e estáveis, onde os padrões de comunicação alterados conduzem a problemas crônicos no núcleo familiar.

Uma família disfuncional é reconhecida quando um ou ambos os pais são mentalmente desequilibrados, frustrados, carecendo de uma visão realista do mundo, com autoimagem distorcida, imaturos ou ainda, quando um ou ambos os pais são dependentes químicos ou compulsivos por trabalho, alimentos, compras, sexo e etc.

Tantos os modelos positivos ou negativos da família são aprendidos através da dinâmica no núcleo familiar, iniciada pelos avós, que passam para os pais e estes para seus filhos, dando origem ao padrão tri geracional a um funcionamento de 3 gerações de uma família, gerando assim, um ciclo nocivo de padrão comportamental, passado de geração para geração.

Existem 2 modelos de desestruturação familiar, que são:

·         famílias cindidas: membros não conseguem se relacionar entre si, encontram-se divididos e dispersos. São frios entre si e percebem que esse convívio machuca e afeta negativamente uns aos outros.

·         Família simbióticas: os membros vivem num estado de difusão, os papéis são confusos e não divididos.

 

Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!

Paula Freitas

Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual

Pós-graduada em Sistêmica, Psicopedagogia e Sexualidade

WhatsApp – 11 98313 2371

WhatsApp: http://wa.me/5511983132371

paulafreitaspsicologa@gmail.com

@paulafreitaspsicologa

@relacionamentoabusivopsi

#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #terapeutasexual #psicologaonline #psicoterapeutadecasal #relacionamentos #narcisista #fimdorelacionamento #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário