segunda-feira, 2 de maio de 2022

Parafilia e transtornos parafílicos

 


PARAFILIA E TRANSTORNOS PARAFÍLICOS

A parafilia é classificada como transtorno parafílico, que é um padrão de comportamento sexual no qual a fonte predominante de prazer não se concentra no ato sexual, mas no objeto do desejo sexual.

Os transtornos parafílicos são:

·       Transtorno Voyerista: excitação sexual ao observar uma pessoa nua, se despindo ou atividade sexual, que não sabe que está sendo observada, ou seja, sem o seu consentimento.

·       Transtorno Exibicionista: excitação sexual decorrente da exposição dos próprios genitais a uma pessoa que não espera o fato, conforme manifestado por impulsos ou fantasias.

·       Transtorno Frotteurista: excitação sexual resultante de tocar ou esfregar-se em pessoas que não consentiram.

·       Transtorno do Masoquismo Sexual: excitação sexual resultante do ato de ser humilhado, espancado, amarrado ou vítima de qualquer outro sofrimento.

·       Transtorno do Sadismo Sexual: excitação sexual resultante do sofrimento físico ou psicológico de outra pessoa.

·       Transtorno Pedofílico: fantasias excitantes, impulsos sexuais ou comportamentos recorrentes relação sexual com criança e adolescente.

·       Transtorno Fetichista: excitação sexual resultante do uso de objetos inanimados ou de um foco altamente específico em uma ou mais de partes não genitais do corpo, como por exemplo, quando olha para pés e se excita.

Esses são os transtornos parafílicos mais conhecidos.

Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!

Paula Freitas

Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual

WhatsApp – 11 98313 2371

paulafreitaspsicologa@gmail.com

@paulafreitaspsicologa

@relacionamentoabusivopsi

#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário