quarta-feira, 4 de maio de 2022

As fases do desenvolvimento da sexualidade

 


AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE

Os estudos de Freud sobre o desenvolvimento da sexualidade foram fundamentais para entender melhor esse desenvolvimento e para isso ele separou por fases.

Em cada fase de desenvolvimento existem pontos de fixação.

Essas fases são:

·       Fase oral (0 a 18 meses): nessa fase a zona erógena é a boca, criança tem prazer através da boca, como por exemplo, ao mamar, que está saciando seu desejo.

·       Fase anal (18 meses a 3 anos): a zona erógena é o ânus, o controle esfincteriano, desenvolvendo esse controle. A criança se sente amada quando é elogiada por não fazer xixi na cama. Quando a criança antecipa esse controle para agradar os pais e não perder o amor, pode acarretar a sexualidade quando adulto.

·       Fase fálica (3 aos 5 anos): o órgão genital é o falo (pênis). As crianças nessa fase, se tocam mais, descobrindo o corpo e isso não é sexual e sim prazeroso.

·       Fase latência (6 a 10 anos): declina os interesses sexuais, se dedica mais para esportes, estudos, brincadeiras.

·       Adolescência (10 a 19/20 anos): tem o auge emocional e hormonal, começa o desenvolvimento e a maturação sexual do corpo e assim começa a perceber outras sensações.

Quando ocorrem dificuldades nessas fases pode acarretar na sexualidade na vida adulta.

Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!

Paula Freitas

Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual

WhatsApp – 11 98313 2371

paulafreitaspsicologa@gmail.com

@paulafreitaspsicologa

@relacionamentoabusivopsi

#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário