segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Sexualidade e sexo

 


SEXO E SEXUALIDADE

É fundamental entender a diferença entre sexo e sexualidade, e assim, ir desconstruindo o que carregamos há muito tempo através de vários mitos, tabus e crenças.

Sexo refere-se a soma das características biológicas que definem como fêmeas ou machos. O uso coloquial da palavra sexo, representa o ato sexual, ou seja, a prática sexual.

Sexualidade é o resultado da interação dos fatores biológicos, psicológicos, socioeconômicos, culturais, éticos, religiosos e espirituais. Assim, entende-se que sexualidade é conexão, apego, vínculo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), sexualidade é “uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser sensual e ao mesmo tempo sexual, ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.

A nossa sexualidade é experimentada e expressa em tudo o que somos, o que sentimos, pensamos e fazemos.

Quem cuida da mente, cuida da vida!

Paula Freitas Espíndola

Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual

WhatsApp 11 98313 2371

paulaespindolapsicologa@gmail.com

paulafreitaspsicologa@gmail.com

@paulaespindolapsicologa

#sexo #sexualidade #terapeutasexual #relacionamentospsicologia #terapiadecasal #paulaespindolapsicologa #insightpsique #psicologaonline

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário