quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Perguntas para psicóloga sobre AUTOESTIMA

 

AUTOESTIMA

 

1.       Tenho duas filhas de relacionamentos diferentes, me apaixonei por um rapaz mais novo, mas descobri que ele tem uma amante e não aceito. Moramos dois meses juntos, porque ele a largou e voltou para mim. Mas agora estou sozinha, sofrendo e estou muito triste.

              Estou percebendo que você está sofrendo bastante, mas agora é hora de você pensar mais em você e fazer algumas reflexões sobre sua vida e a sua autoestima.

              Mas o que é autoestima? É a imagem que temos de nós mesmos, tanto física como emocional. É a valorização positiva e a opinião que temos de nós.

              Mas no seu caso, o que estou percebendo é que você está nesse ciclo vicioso de idas e vindas nesse relacionamento, passando por cima das suas angústias e sofrimento para aceitá-lo de volta.

              Será que vale a pena tanto sofrimento?

              Pense mais em você, valorize-se, aceite esse fim desse relacionamento, incorpore esse luto dessa relação e só depois vá em busca de novos relacionamentos saudáveis, de uma pessoa que te valorize e que te respeite.

 

2.       Não tenho coragem de dar um passo à frente com decisões na minha vida. Tenho medo. Já procurei ajuda, mas regredi. Como posso ser ajudada?

              Em primeiro lugar se você procurou ajuda e regrediu, então acho que seria interessante você não desistir da ajuda, vá em busca de uma psicoterapia para entender esse mecanismo do medo de tomar decisões.

              Analise seus padrões de medo para tomar decisões, faça pequenas mudanças para ir enfrentando esse medo, dê pequenos passos e valorize cada progresso por menor que seja, mas não arraste o seu problema.

 

3.       Como agir quando passo a não acreditar nos elogios das pessoas? Há um tempo, eu dependia de elogios para poder acreditar em mim mesma. Há algum tempo, parei de depender disso, acredito no meu potencial, porém, desacreditando do que os outros falam. Tem algum problema nisso?

              Em primeiro lugar eu te pergunto, como está a sua autoestima? Você está se curtindo?

              É claro que é bom receber elogios dos outros, aumenta nosso ego, mas viver dependendo dos elogios dos outros também não é muito bom.

              Abandone as comparações sociais.

              Será que você está se valorizando? Pensar em si mesmo, elogiar-se, olhe para o espelho diariamente e se pergunte: "O que posso melhorar hoje para me sentir ainda melhor?"

 

4.       Namoro há quase um ano e meu namorado ainda não me levou a casa dele. Preciso conversar com ele, pois ele vem a minha casa e já conhece algumas pessoas da minha família. Será que tem vergonha de mim?

              Você tem que conversar com ele para entender o porquê está acontecendo isso.

              Ele já te falou sobre a família dele? Eles sabem do namoro de vocês? Como é a relação dele com a família?

              Porque se já faz quase um ano que vocês estão namorando, acho que seria importante ter esse contato com ambas as famílias.

              Então converse com ele para chegarem num consenso.

 

5.       Não estou feliz comigo, o que posso fazer para melhorar minha autoestima?

              Então vou dar algumas dicas:

·       Em primeiro lugar, pense positivamente sobre você;

·       Faça coisas que te dão prazer, que goste de fazer, como escutar boa música, ler um livro, passear, enfim o que te agrade;

·       Exercite-se, faça uma caminhada ou algum esporte que goste;

·       Passe mais tempo com pessoas que goste;

·       Evite pessoas que te façam mal;

·       Escreva numa folha seus pensamentos negativos e analise racionalmente, converse com esses pensamentos duramente, enfrentando-os;

·       Vá em busca da sua felicidade.

 

Vídeo do tema: Como aumentar minha autoestima?


https://www.youtube.com/watch?v=gIX2NNAZ684&t=23s

 

Paula Espíndola

#autoestima #relacionamentospsicologia #paulaespindolapsicologa #insightpsique

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário