quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Perguntas para psicóloga sobre RELACIONAMENTO PROFISSIONAL


 RELACIONAMENTOS PROFISSIONAIS

1. Meu companheiro dá mais atenção ao trabalho do que a mim. O que devo fazer?
Você já conversou com ele? Exponha seus sentimentos, suas angústias. Às vezes queremos ser tão bem-sucedidos no trabalho, pensamos lado profissional que nos esquecemos do lado pessoal.
Para uma pessoa ser considerada bem-sucedida tem que ter equilíbrio pessoal, profissional, ter qualidade de vida, ter autoconhecimento.
Então dialogue com ele, para que vocês possam ser também bem-sucedidos no amor, no relacionamento do casal.
2. Meu companheiro não liga muito para trabalho. Tem duas profissões, mas se especializou mais em uma, que atualmente não lhe dá sustento e ele não quer entender que precisa voltar a outra profissão para poder ter renda financeira. Como abordar isso com ele?
É uma situação complicada, porque eu vejo de 2 lados essa situação.
Em primeiro lugar é muito bom a gente trabalhar naquilo que a gente gosta, se identifica profissionalmente. Mas por outro lado, me parece que tem o problema financeiro.
Aí eu te pergunto? É a única renda da casa? Se for aí fica complicado!
Então vocês têm que conversarem, coloque suas angústias e ouça o que ele tem a dizer para ver o que é importante para vocês.
3. Meus colegas de trabalho se comportam de maneira muito infantil. Tento abstrair as coisas do dia a dia, mas tem hora que não é possível. Como conviver com pessoas assim?
Tente não se envolver tanto com eles, porque no ambiente de trabalho podemos encontrar diversas pessoas, aquelas que temos mais afinidade e outras não, para não atrapalhar o seu relacionamento interpessoal.
4. Meu marido não quer trabalhar registrado. Apenas por conta (informal) e eu não concordo, mas ele não me houve. Como agir?
Você tem que expor o porquê você acredita ser importante trabalhar registrado, mas também você tem que o ouvir, o porquê ele não quer, escute os motivos dele para vocês entrarem num consenso.
5. Estou estressada de tanto trabalhar em casa e ninguém dar valor. O que devo fazer?
Segundo pesquisas, o trabalho em casa estressa mais do que trabalhar fora, por não ter gratificação econômica, são muitas obrigações que só aparece quando não se faz.
E geralmente a própria dona de casa se cobra muito e quando está em casa sempre arruma coisa para fazer.
Segundo esta pesquisa, o estresse diminui no final de semana por fazer passeios com a família e não ficar só em casa.
Agora te dou uma sugestão, aprenda a delegar tarefas de casa para os outros também, para você não se sobrecarregar e para os familiares aprender a valorizar o trabalho doméstico.
Vídeo do tema: Como enfrentar os desafios nos relacionamentos profissionais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário